Batalha entre mouros e cristãos movimenta Poconé neste domingo

13/06/2015 00:53

 

O domingo (14.06) será de festa no município de Poconé (113 km de Cuiabá). Neste dia a população da cidade, também conhecida como Portal do Pantanal, vai acordar cedo para torcer pelos mouros e cristãos na típica batalha da Cavalhada, uma das manifestações culturais mais antigas e tradicionais de Mato Grosso. A realização do evento conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). 

Originária dos torneios medievais europeus, a Cavalhada começou a ser encenada em Mato Grosso no século 18 e acontece no mês de junho, juntamente com a Festa do Glorioso São Benedito. Segundo relatos históricos, o torneio chegou ao estado em 1769 quando Luiz Pinto de Souza, capitão general e terceiro governador da Capital, fixou moradia no município pantaneiro. 

A batalha acontece na arena do Clube Cidade Rosa, a partir das 7h30, e começa com a entrada dos exércitos mouro (vermelho) e cristão (azul). Cada exército é composto por 12 cavaleiros e seus respectivos pajens. Em seguida há a entrada da rainha e dos mantenedores (pessoas que comandam o exército), além do embaixador e, finalmente, as bandeiras do Divino Espírito Santo e de São Benedito. 

A rainha moura é roubada pelo exército cristão e o castelo é incendiado. Começa então uma série de provas de argolas, arcos, bastões e bandeiras que exigem dos cavaleiros destreza, habilidade e velocidade. São usadas espadas, lanças e revólveres com munição de festim. 

Ao final os mouros colocam bandeiras brancas na arena, declarando a paz entre os dois exércitos. 

 

ANGÉLICA MORAES
Assessoria/Secel

Voltar

Pesquisar no site

Revista Araguaia - Fone: (65) 99266-3713- Rua Lucio Vieira Amorim - 11 - São Félix do Araguaia - MT

Desenvolvido por Webnode