Com o tema “Esquecer é permitir, lembrar é combater”, 18 de Maio marca o Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Ação Social de São Félix do Araguaia, o Conselho Tutelar e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) compareceram a Rádio Araguaia FM para explicar sobre os abusos e a exploração sexual e quais ações devem ser tomadas para este tipo de violência. E também, para levantar reflexões sobre o tema que é presente na vida de muitos jovens.
Segundo, o psicólogo do CREAS, Junio Souza, os responsáveis pelas crianças e adolescentes devem estar sempre ligados, observando os comportamentos dos seus filhos (as) e saber onde e com quem eles (as) andam, pois mais de 90% dos agressores são pessoas próximas a vítimas.
Saiba mais:
Porque 18 de Maio?
Nesse dia, em 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. Os agressores jamais foram punidos. O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu o 18 de Maio como o Dia Nacional de Combate ao abuso e à Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente.
A violência sexual pode ocorrer de duas formas – Abuso Sexual e Exploração Sexual:
A violência sexual, abuso ou exploração, pode ocorrer no ambiente intrafamiliar, quando há relação de parentesco entre vítima e agressor e extrafamiliar, quando não há uma relação de convivência familiar entre agressor e vítima.
Como denunciar:
- Conselho Tutelar
- Delegacias Especializadas ou Comuns
- Disque Denúncias locais ou o Disque Federal
- Polícia Militar
- Polícia Federal
- Polícia Rodoviária Federal e o
- Disque 100
Departamento de Comunicação - PMSFA

