Neste domingo (10), o município de Luciara completou 52 anos de emancipação política. Luciara está situada no nordeste mato-grossense, região do Norte Araguaia, a 1.166 quilômetros da capital.
Apesar da pequena população, pouco mais de 2.000 habitantes no Censo de 2010, a cidade desponta pelas belezas naturais. Além das grutas e cachoeiras, os turistas podem conhecer a “Ilha do Banana”, a maior ilha fluvial do mundo.
História do Município
Por: João Carlos Vicente Ferreira/ Portal Mato Grosso
A partir do final da década de cinquenta, iniciou-se a movimentação regional em consequência de projetos colonizadores, que foram incrementados com investimentos e recursos do governo federal.
Neste período Lúcio Pereira da Luz, goiano, liderando alguns companheiros dispostos e com bom espírito de aventura, lançaram-se num batelão através do Rio Araguaia. Procuravam um ponto ideal para formação de um núcleo de povoamento.
Durante o período em que transcorreu a viagem passaram relativa abundância, devido à caça e pesca. Também ocupavam-se da cata de ovos de tartaruga, uma iguaria regional do Araguaia.
Por fim, após muita andança, arrancharam-se num lugar a que denominaram Mato Verde, que foi o primeiro nome da futura cidade de Luciara.
Neste ponto os colonizadores foram criando estrutura para estabelecimento de um povoado. Fizeram certo alarde do que o lugar oferecia. Muitas famílias ouviram, e estabeleceram-se em Mato Verde.
Com o passar dos tempos o núcleo firmou-se como povoação e Lúcio Pereira da Luz tornou-se o principal líder do lugar.
As ações desenvolvidas pelos pioneiros foram tão importantes para Mato Verde que o povoado mudou de nome, passando a denominar-se Luciara, em homenagem ao goiano.
Em 12 de julho de 1961, foi criado o Distrito de Paz. A Lei Estadual nº 1.940, de 11 de novembro de 1961, criou o município de Luciara.

Escrito por assessoria de imprensa

